Ambulatório

O Ambulatório do Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence está inserido no sistema local de saúde do município de São José dos Campos. É referência para os municípios de Monteiro Lobato e Paraibuna, por meio das Secretarias Municipais de Saúde.

O ambulatório é uma unidade destinada ao atendimento de pacientes para diagnóstico e tratamento por meio da execução das ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação, dirigidas ao indivíduo, quando constatada a não necessidade de internação.

Importante:

No Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence é proibido qualquer tipo de cobrança: o atendimento é 100% GRATUITO.

Ressaltamos que é proibida a cobrança de qualquer procedimento realizado no Ambulatório: Consultas, exames, agendamentos de cirurgias, etc.

As consultas são agendadas com antecedência para que o paciente se organize e compareça no horário.

É muito importante o comparecimento em todas as consultas, exames e demais procedimentos previamente agendados.

A falta poderá trazer prejuízos como a descontinuidade do tratamento e também a não utilização do recursos para outros pacientes.

Conservação do Patrimônio Público:

O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence é um hospital público. Sendo patrimônio público, cumpre a todos zelar, preservar e defender. O Código Civil prevê a efetiva responsabilização penal, civil e administrativa àquele que causar dano ao patrimônio.

O hospital não realiza agendamento diretamente com o paciente. Para ser atendido no ambulatório, o paciente precisa ser encaminhado pela rede municipal de saúde.

Para realizar a consulta, o paciente ou responsável pelo paciente, deverá apresentar obrigatoriamente, os seguintes documentos:

– Documento de identidade: Registro Geral (RG) ou Certidão de Nascimento do paciente/responsável;

– Cartão SUS;

– Número do Cadastro de Regulação Ambulatorial (CRA);

– Encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (para a primeira consulta).

Não, o paciente menor de idade deve estar acompanhado por um responsável maior.

O Ambulatório de Especialidades funciona de 2ª a 6ª feira, das 7 às 19 horas.

As consultas de retorno e de pós-operatório são agendadas pessoalmente, mediante apresentação do canhoto de retorno, documento de identificação e cartão SUS. Após a consulta médica, o paciente deve se dirigir ao balcão de atendimento da Recepção do Ambulatório para realizar o agendamento. Não são permitidos agendamento por telefone.

No dia da consulta, o paciente deve chegar no máximo com 30 minutos de antecedência ao horário agendado. Procure chegar próximo ao horário do seu atendimento para evitar aglomeração de pessoas e o desconforto da espera prolongada.

Para agendar os exames solicitados na consulta ambulatorial, o paciente deve se dirigir ao setor de Agendamento de Exames, localizado no Ambulatório, portando o pedido de exame solicitado por médico deste ambulatório, documento de identificação e cartão SUS.

Sim. Desde que traga o canhoto do retorno, documento do paciente e cartão SUS.

A partir de 01 de Outubro de 2019, o estacionamento do Hospital Municipal passou a ter segurança e controle de acesso. A medida visa garantir a adequação do fluxo de carros, seguro dos veículos para ressarcimento em caso de roubo e outras melhorias. Com a terceirização, os usuários e acompanhantes em consulta terão gratuidade de 2 horas. Acompanhantes de pacientes internados terão isenção de tarifa, mediante validação do ticket.