Humanização

Humanizar é o ato de tornar humano e deve ser entendido, em Saúde, como a valorização do respeito à vida e das condições humanas, considerando os aspectos individuais e particulares de cada pessoa, como a história de vida deste indivíduo, os seus medos, suas angústias, sonhos e anseios.

Partindo deste princípio, no Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence são desenvolvidos projetos de humanização que oferecem aos pacientes novas perspectivas de tratamento médico, amenizando o sofrimento que o processo de internação gera.

O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence segue as diretrizes da Política Nacional de Humanização.

Classificação de Risco
Visita ampliada e direito a acompanhante
Prontuário transdisciplinar e Projeto Terapêutico
Ambiência
Desospitalização
Programa de Hospitalização Domiciliar
Método Canguru na UTI Neonatal - Vínculo mamãe/bebe
Brinquedoteca Hospitalar
Voluntariado
Programa de Humanização do Hospital

Além disso, o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo possui o Programa de Humanização com os seguintes projetos:

Horta da Pediatria:

Por meio de brincadeiras, as crianças são levadas para a área externa da pediatria com o objetivo de cuidar de uma horta, colher as verduras e acompanhar, junto às nutricionistas, o processo de preparo dos alimentos. Com isso, aprendem o valor de uma alimentação saudável.

Grupo de Orientação e Incentivo ao Aleitamento Materno:

Tem como público-alvo gestantes em trabalho de parto e puérperas internadas no Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence.São reuniões multidisciplinares diárias com todas as puérperas, gestantes e pais que queiram participar, nas quais se enfatiza a importância do aleitamento materno, técnicas de aleitamento e nutrição do bebê.

Estimulando a Leitura:

Em todas as recepções, há estantes com livros e revistas doados por nossos colaboradores.

Oficinas e Teatro:

As oficinas e teatros são destinados exclusivamente aos pacientes e acompanhantes do Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence e são realizados em datas especiais.

Tocadores de Viola:

São tocadores de viola que percorrem as clínicas levando música e alegria aos pacientes internados.

Meu Bebê Feliz:

Este projeto é realizado na Maternidade. Por meio de uma encenação teatral, as mães aprendem a importância do aleitamento materno para a imunização e desenvolvimento infantil. Durante a apresentação, as mães são estimuladas a montar um porta-retratos com a foto delas com seu filho.

Palhacinhos da Alegria:

Esta atividade voluntária visa a promoção da alegria como forma de melhorar e potencializar as relações entre as crianças hospitalizadas, seus pais e os colaboradores da instituição por meio de brincadeiras e sorrisos.

Projeto Pequeno Cidadão:

Tem como público-alvo as gestantes em trabalho de parto e puérperas internadas no Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence e pretende possibilitar a realização do registro civil do recém-nascido antes da alta hospitalar. O incentivo consiste em presentear cada puérpera que registrar seu bebê durante a sua estadia em nossas dependências com uma camiseta, na qual é feita a impressão da identificação do bebê (registro plantar, nome do bebê e data de nascimento).

Projeto Autoestima:

É um programa para os pacientes internados. Contamos com voluntários que vêm ao Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence realizar cortes de cabelo e barba de nossos pacientes. O objetivo é melhorar e desenvolver a autoestima e promover momentos de descontração.