PROGRAMA IDOSO NUM. 13781 DE 23.10.2009

acompanhante_hclpm_007 Prezado Familiar:

A presença de um familiar ou um acompanhante diminui a ansiedade do idoso internado. Com certeza a recuperação da sua saúde e o retorno ao seu lar serão mais rápidos.

Leia as orientações ao lado, e se tiver dúvidas, teremos o prazer em esclarecê-las.

Instruções aos Acompanhante

1 – Nas áreas não críticas da Unidade de Internação deste Hospital será permitida a permanência de um acompanhante, maior de idade, aos idosos maiores de 60 anos (somente uma pessoa) durante 24 horas, ao lado do paciente.

2 – Cada paciente internado está com uma doença específica, e muitas vezes não possui defesas eficazes contra infecção, portanto, todos devem LAVAR AS MÃOS, antes e após cuidar do seu “idoso” e após o uso do banheiro. Encontrarão pias com água, sabão líquido e papel toalha no banheiro do quarto e nos corredores.

3 – Não cuide de outro paciente, a não ser aquele que você está acompanhando, se necessário chame a equipe de enfermagem.

4 – Converse conosco para obter informações sobre o paciente ou o tratamento que está sendo realizado. Suas observações sobre o paciente são muito importantes. Ao notarem alguma mudança nele, ou se algo os preocupa, fale ao Enfermeiro ou ao Médico, pois sempre será ouvido.

5 – Caso esteja com alguma doença que o paciente possa contrair, como diarréia, resfriado,  com  dor  de  garganta,  ferida  nos lábios,  secreção  nasal, ou alguma moléstia infecciosa, não venham para o Hospital para visitas, pois seu paciente ou outros no mesmo quarto poderão contraí-las. Em caso de dúvida pergunte ao Enfermeiro ou Médico e reiniciem as visitas logo que possível.

6 – O acompanhante deverá permanecer sempre com o crachá de identificação, no qual consta o número do leito de internação – que não poderá ser cedido, de maneira alguma, para outras pessoas. No momento do revezamento, que será permitido somente 3 vezes ao dia (às 8h, às 13h e às 19h), o crachá será entregue para a pessoa que está revezando na recepção de visitas. O crachá deverá ser devolvido na saída do paciente. Após as 22 horas, o acompanhante deverá permanecer no quarto ao lado do paciente.

7 – O horário de visita deverá ser respeitado, conforme informativo de visitas anexo ao cartão de visitas, entregue no ato da internação do paciente.

8 – O acompanhante terá direito ao café da manhã, almoço e jantar, que será servido no refeitório do hospital nos seguintes horários: café da manhã, das 06h às 8h; almoço, das 12h às 13h; jantar, das 18h às 19h.

Pedimos que não tragam nenhum alimento de casa sem o consentimento de nossa equipe, pois os pacientes internados geralmente têm dietas especiais. Se o paciente necessitar de algo especial, converse com o nutricionista da unidade.

Sugerimos que os acompanhantes revezem a saída no horário de alimentação.

9 – O acompanhante terá direito ao café da manhã, almoço e jantar, que será servido no refeitório do Hospital nos seguintes horários: das 6 às 7h30 o café da manhã; das 11 às 12 horas, o almoço e das 18 às 19h30, o jantar. Não será permitido que o acompanhante coma no quarto, pois os pacientes internados, geralmente, têm dieta especial.

10 – Não trazer nenhum alimento de casa. Se o paciente necessitar de algo especial, converse com o Nutricionista da Unidade.

11 – O acompanhante deverá trazer somente uma sacola pequena com a toalha de rosto, sabonete, escova e pasta de dente. Poderá tomar banho diariamente no banheiro do quarto do paciente, guardar seus pertences em um saco plástico e trocar por outro com roupa limpa durante o período de visita. Não será permitido que sejam estendidas a toalha e roupas íntimas no banheiro ou quarto de internação.

12 – É proibido fumar em qualquer dependência do hospital (Lei Estadual nº  13.541 de 7 de maio de 2009).

13 – O Hospital reserva-se o direito de fiscalizar os volumes que entram e saem, a fim de preservar o Patrimônio Hospitalar.

14 – O Hospital é de todos, ajude-nos a mantê-lo limpo e conservado.

15 – Informações de pacientes somente no horário de visita.

16 – Não fornecemos informações de pacientes por telefone.