Programa Pais participantes

Prezados Pais:

Na internação infantil, a presença da mãe ou pai diminui a ansiedade da criança e, certamente auxilia a recuperação da saúde da criança de forma mais rápida. Leia atentamente as instruções abaixo.

Se houver dúvidas, converse conosco, teremos prazer em esclarecê-las.

INSTRUÇÕES AOS PAIS

1 – A Unidade de Pediatria permite a permanência da mãe ou pai (somente uma pessoa) durante 24 horas, acompanhando a criança.

2 – Cada criança internada está com uma doença específica, e muitas vezes não possui defesas eficazes contra infecção. Portanto, todos devem LAVAR AS MÃOS antes de entrar na Unidade, antes e depois de cuidar do seu filho e após o uso do banheiro. Encontrará pia com água, sabão líquido e papel toalha em cada corredor e nos banheiros.

3 – Não cuide de outra criança, a não ser o (a) seu (sua) filho (a). Se necessário, chame a equipe de enfermagem quando a criança ao lado estiver desacompanhada.

4 – Converse conosco para obter informações sobre seu (sua) filho(a) ou o tratamento que está sendo realizado. Suas observações sobre a criança são muito importantes. Ao notar alguma mudança nela, ou se algo os preocupa, fale ao Enfermeiro ou ao Médico, pois sempre será ouvido.

5 – Caso esteja com alguma doença que a criança possa contrair, como diarréia, resfriado com dor de garganta, ferida nos lábios, secreção nasal, sarampo, caxumba, ou outras moléstias infecciosas. Não venha ao Hospital visitar seu (sua) filho (a) na Pediatria, pois não só ele (a) como outras crianças internadas na Unidade poderão contraí-las. Em caso de dúvida pergunte ao Enfermeiro ou Médico e reiniciem as visitas logo que possível.

6 – A mãe ou pai participante deverá permanecer sempre com o crachá de identificação, no qual consta o número do leito de internação – que não poderá ser cedido, de maneira alguma, para outras pessoas. No momento do revezamento, que será permitido somente 3 vezes ao dia (às 8h, às 13h e às 19h), o crachá será entregue para a pessoa que está revezando na recepção de visitas. O crachá deverá ser devolvido na saída do paciente.

7 – Após as 22h a mãe ou pai participante deverá permanecer no quarto ao lado do (a) filho (a).

8 – O horário de visita deverá ser respeitado, conforme informativo de visitas anexado ao cartão de visitas, entregue no ato da internação do paciente.

9 – A mãe ou pai participante terá direito ao café da manhã, almoço, jantar e lanche noturno que será servido no refeitório do hospital, nos seguintes horários: café da manhã, das 06h às 8h; almoço, das 12h às 13h; jantar, das 18h às 19h e o lanche noturno, das 20h às 21h.

Pedimos que não tragam nenhum alimento de casa sem o consentimento de nossa equipe, pois as crianças internadas geralmente têm dietas especiais.

Sugerimos que as mães revezem a saída no horário de alimentação.

10 – A mãe participante deve trazer somente uma sacola pequena com toalha de rosto, sabonete, escova e pasta de dente. Poderá tomar banho diariamente, guardar os seus pertences em um saco plástico e trocar por outro com roupa limpa durante o período de visita. Não será permitido que seja estendida a toalha e roupas intimas no banheiro ou quarto de internação.

11 – É proibido fumar em qualquer dependência do Hospital (Lei Estadual 13.541 de 07 de maio de 2009).

12 – O Hospital se reserva o direito de fiscalizar os volumes que entram e saem, a fim de preservar o Patrimônio Hospitalar.