Imagem

Ultrassonografia

O que é a ultrassonografia?

A ultrassonografia pode ser realizada uma variedade de diagnóstico por imagem, onde ondas acústicas são utilizadas para rastrear estruturas do corpo humano, permitindo a visualização de órgãos profundamente localizados no abdômen – como os rins, o fígado e o pâncreas – bem como estruturas de localização superficial como a glândula tireóide, as articulações, os olhos, a pele, etc.

Raio X

O que é o raio x?

Os raios x são radiações que ao atravessarem os órgãos e tecidos geram imagens do interior do corpo humano.

Tomografia

O que é a tomografia?

Trata-se de um método extremamente seguro, confiável e rápido de obter imagens do corpo humano. A tomografia é realizada por um aparelho de Raio X que gira em torno do paciente, fazendo radiografias transversais da área desejada, através de imagem por secção ou “fatias” do corpo. Através dela, é possível detectar pequenas alterações em áreas difíceis de serem examinadas. O exame de tomografia pode ser feito com sedação, com e sem contraste.

Como é feito o exame?

As imagens da tomografia são feitas por técnicos e médicos radiologistas, com a colaboração de enfermeiros e técnicos de enfermagem. O paciente se deita em uma mesa móvel que se desloca para um arco aberto, que emitirá as imagens para um computador.

Termo de consentimento: O termo de consentimento que lhe é entregue antes de ser realizado o exame deve ser lido com atenção, assinado e devolvido para o exame ser realizado.

 

As gestantes podem realizar tomografia e raio x?

Os exames de tomografia e raios X utilizam radiação ionizante, por isso apresentam restrições para gestantes. No caso de gravidez ou suspeita de gravidez, o médico deve ser informado deste fato.