Qualidade e Segurança

Gestão da Qualidade

A Qualidade é um elemento diferenciador que vem contribuir e estimular de forma efetiva para a melhoria dos processos e prestação da assistência à saúde.

A política de gestão da qualidade do Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence tem o objetivo de avaliar, medir e readaptar sistematicamente os processos, de forma a garantir a melhoria contínua e segurança à assistência prestada.

Desde sua inauguração, o Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence busca a excelência na prestação dos serviços. Para isso, é gerenciado por meio de normas, procedimentos e protocolos padronizados, que agregam segurança, agilidade e eficiência ao atendimento. Novos protocolos são implantados a nossos serviços constantemente, sempre em sintonia com as melhores práticas e os resultados são monitorados por meio de indicadores de qualidade específicos para cada especialidade.

Em Junho/16 o Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence conquistou o certificado de “Acreditado”. Essa certificação é homologada pela ONA – Organização Nacional de Acreditação. A Acreditação é um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde.

Prêmios e Certificados

ona plenoHospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence

 

 

 

O Hospital Municipal Dr. José Carvalho Florence aderiu ao Programa em junho de 2019, obteve 26 pontos.

O programa Green Kitchen é indicado para restaurantes que queiram aprimorar constantemente seu padrão de qualidade em benefício de seus clientes e sua região, levando em consideração aspectos sociais e ambientais.

É conduzido por uma comissão de profissionais multidisciplinares do setor de food service, com participação de nutricionistas, arquitetos e jornalistas especializados, baseado em critérios internacionais de medição de eficiência na responsabilidade social e ambiental.

Gestão de Segurança

A Segurança do Paciente é prioridade no HMJCF. O  hospital possui equipe multiprofissional que  realiza o mapeamento  de possíveis riscos dos processos  relacionados à assistência do paciente. Medidas de prevenção são tomadas no sentido de promover maior segurança. A implantação de boas práticas de segurança aos pacientes são   baseadas em diretrizes nacionais e internacionais.

Importante

SUA SAÚDE DEPENDE DE UMA BOA COMUNICAÇÃO!

Pergunte, questione, você poderá ajudar nesse processo de segurança.

Você faz mais perguntas quando compra um eletrodoméstico, um carro ou quando vai ao restaurante que durante sua consulta médica ou sua internação ou de seu familiar.

Você pode melhorar a qualidade e a eficácia de seu tratamento, fazendo perguntas simples a seu médico ou aos profissionais de saúde.

1. Você pode explicar melhor meu diagnóstico? 2. Existem alternativas a este tratamento? 3. Quais exames tenho de fazer? 4. Como se escreve o nome deste medicamento? 5. Este medicamento tem efeitos colaterais? 6. Este medicamento vai interagir com os medicamentos que eu já estou tomando? 7. Tenho de alterar a minha dieta alimentar, para que estes medicamentos façam melhor efeito? 8. Este tratamento interfere em minhas atividades do dia a dia? 9. Posso esperar para decidir se inicio este tratamento? 10. Quais são as possíveis complicações?