Perguntas Frequentes
Para facilitar e efetivar a internação, o paciente ou responsável pelo paciente deverá apresentar os seguintes documentos:
– Documento de identidade – Registro Geral (R.G.) do paciente/responsável;
– Cartão S.U.S. (se possuir);
– Cartão do Hospital;
– Comprovante de endereço.
– O acompanhante poderá trazer para o paciente pertences de uso pessoal, que deverão ser entregues no horário da visita;
– Aparelhos eletrônicos precisam de autorização específica da equipe de assistência e portaria e só poderão ser ligados nas tomadas localizadas nas paredes do quarto. Não é permitido usar as tomadas elétricas do painel de gases medicinais, localizadas acima da cabeceira do leito nem para equipamentos carregadores de celulares;
– Lembre-se: você está em um hospital, os aparelhos de som e TV devem ser ligados em um volume que não incomode outros pacientes.
A alimentação em ambiente hospitalar é realizada sob a supervisão de profissionais nutricionistas, que estão preparados a orientar e esclarecer dúvidas quanto à dieta, durante o período de internação e alta hospitalar.
As refeições servidas devem suprir as necessidades nutricionais do paciente, observando sempre que possível suas preferências alimentares.
Consulte o nutricionista se houver necessidade de alterar algum alimento da dieta prescrita, assim como trazer alimentos de fora do hospital.
Caso haja dúvida em relação à alimentação ou restrição a alimentos informe o enfermeiro responsável e solicite a presença do nutricionista.
IMPORTANTE: informe à equipe assistencial (médicos, enfermeiros e nutricionistas) se for alérgico a algum tipo de alimento.
Caso haja dúvida da continuidade do uso de medicação no momento da internação ou alta hospitalar, solicite ao enfermeiro a presença de um farmacêutico.
IMPORTANTE: informe à equipe assistencial (médicos, enfermeiros e farmacêuticos) se faz uso contínuo e/ou se é alérgico a algum tipo de medicamento.
No ato da internação do paciente, o acompanhante receberá dois cartões contendo as informações sobre o horário das visitas, que deve ser respeitado. Após o término do horário, não será permitida a presença de visitantes nos quartos.
É permitida a visita de maiores de 12 anos, desde que comprovem a idade por meio de documento de identidade.
Não haverá troca de acompanhante durante o horário de visitas; a troca deverá ser feita nos horários determinados (8h, 13h e 20h).
Informações médicas de pacientes internados serão fornecidas no horário de visita, na própria unidade.
Não será permitida a entrada de visitantes fora dos horários estabelecidos pela direção do hospital.
As visitas obedecerão aos seguintes horários:
Setor | Horário | Observações |
Clínicas: I, II, III e IV | 10h00 às 20h00 | 01 Visitante por vez |
Emergência/ Amarelo |
14h00 às 15h00 19h30 às 20h30 |
02 visitantes por horário |
Maternidade | 10h00 às 20h00 | 01 Visitante por vez |
Pediatria Observação Pediátrica |
11h00 às 13h00 18h00 às 20h00 |
01 Visitantes por vez |
UTI Pronto Socorro |
11h00 às 11h30 16h30 às 17h00 19h00 às 19h30 |
02 Visitantes por horário, sem revezamento |
UTI Adulto |
11h00 às 11h30 16h30 às 17h00 19h00 às 19h30 |
02 Visitantes por horário, sem revezamento |
UTI Neonatal | Pais e Mães: Livre |
Familiares Sábados 15:00 hrs às 15:40 hrs |
UTI Pediátrica (visitas) |
17h00 às 17h30 Troca de acompanhante às 11h30min |
02 visitantes por dia, 1 por vez |
A troca de acompanhantes, caso seja necessária, deverá ocorrer em três horários determinados (sendo 30 minutos para a troca): 08h, 13h e às 20h, no setor de Recepção.
A higiene das mãos é a medida mais importante para prevenir a infecção. Pode ser realizada lavando as mãos com água e sabão ou friccionando as mãos com álcool em forma de gel.
Todas as pessoas que entrarem em contato com o paciente devem higienizar as mãos antes e depois da visita.
O hospital comunicará a alta aos familiares via contato telefônico pelo número de telefone fornecido na ficha de internação.
Não. Para pacientes SUS é proibido qualquer tipo de cobrança – o atendimento é 100% GRATUITO. O paciente deixará o hospital, quando autorizado por alta de seu médico responsável.
E proibida a filmagem e/ou fotografia DE PACIENTE em ambiente hospitalar, tanto por profissional medico, para medico ou qualquer outra pessoa sem autorização expressa do paciente e/ou responsável .
E proibido filmar e/ou fotografar as dependencias do hospital.
Se tiver duvidas , entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Usuário (S.A.U.).
O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, coloca à sua disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário (S.A.U.) um Canal de Comunicação que tem o objetivo de receber elogios, sugestões ou reclamações.
O atendimento do S.A.U. é realizado pessoalmente, por telefone ou via e-mail, de segunda à sexta-feira das 8h as 13h. Fora desse horário, se necessário, os atendimentos serão realizados pelo Plantão Administrativo e/ou Serviço Social.
Formas de Contato:
– Caixas de Sugestões, localizadas nas recepções e nos corredores das enfermarias;
– Pessoalmente, na sala do S.A.U. (próximo à recepção do Pronto-Socorro do hospital);
– Email: sau@hmjcf.spdm.org.br.
– Telefone: (12) 3901-3534.
É importante que você saiba:
Consentimento informado: O que é?
É um documento assinado pelo paciente ou responsável antes da internação, com o consentimento para o procedimento que será realizado. As informações transmitidas ao paciente devem ser prestadas de forma clara e precisa, e os profissionais devem se certificar de que foram compreendidas pelo paciente e/ou responsável legal. Após a explicação, o paciente e/ou responsável deverá ter a oportunidade de fazer perguntas, sendo elas respondidas de forma clara.
Situação de urgência
No caso de situação de urgência, em que existe impossibilidade de o paciente consentir sobre o procedimento é imprescindível que um familiar/responsável seja localizado para sua obtenção. Havendo a restrição de tempo para a tomada da decisão, o médico executor deverá registrar essa condição no prontuário do paciente no impresso de consentimento institucional
Transferência para outro hospital
A Transferência poderá acontecer quando o Hospital não possuir o serviço necessário para a assistência ao paciente. A transferência poderá ser solicitada pelo paciente ou familiar com a autorização do medico.
Política de silêncio
E importante que pacientes , acompanhantes e visitantes mantenham um tom de voz mais baixo que o usual para não Incomodar outros pacientes. O uso de celular deve ser evitado nos quartos e corredores.
Conservação do patrimônio público
O Hospital HMJCF é um hospital público. Sendo patrimônio público pertence a todos – a todo o povo – e a todos cabe por ele zelar, preservando-o e defendendo-o. O Código Civil prevê a efetiva responsabilização penal, civil e administrativa àquele que causar lesão ou danos ao patrimônio.
Atendimento gratuito 100% SUS.