Qualidade e Segurança

Gestão da Qualidade

O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence (HMJCF), na busca constante de melhores práticas para a assistência dos pacientes e seus familiares, conta com uma política de gestão da qualidade que tem o objetivo de garantir a prestação de cuidados de saúde de alta qualidade, contribuir para a sustentabilidade do negócio otimizando a eficiência administrativa; atender as necessidades e expectativas e garantir a satisfação dos clientes externos e dos públicos internos da organização, além de promover a melhoria contínua do desempenho dos processos  e serviços e desenvolvimento de pessoas.

Essa política visa melhorar o desempenho dos sistemas de saúde, promovendo a segurança, eficácia e eficiência dos serviços oferecidos aos pacientes. Visa ainda criar um ambiente onde os pacientes recebam cuidados seguros, e centrados no paciente, promovendo a saúde e o bem-estar da população.

São acompanhados indicadores, que tem a finalidade de medir a qualidade dessa assistência e a satisfação do usuário frente aos serviços prestados, buscando sempre superar a eficiência, que pode ser avaliada por:

  • Acesso à assistência;
  • Qualidade do atendimento;
  • Boas práticas assistenciais;
  • Especialização em linhas de cuidado com melhor desempenho;
  • Gestão da intensidade dos serviços e tecnologias desnecessários;
  • Redução da permanência hospitalar desnecessária;
  • Gestão de crônicos e de riscos em saúde;
  • Integralidade dos serviços ao cuidado do indivíduo reduzindo o tempo de processos;
  • Satisfação dos clientes

Prêmios e Certificados

ona plenoHospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence

 

 

 

O Hospital Municipal Dr. José Carvalho Florence aderiu ao Programa em junho de 2019, obteve 26 pontos.

O programa Green Kitchen é indicado para restaurantes que queiram aprimorar constantemente seu padrão de qualidade em benefício de seus clientes e sua região, levando em consideração aspectos sociais e ambientais.

É conduzido por uma comissão de profissionais multidisciplinares do setor de food service, com participação de nutricionistas, arquitetos e jornalistas especializados, baseado em critérios internacionais de medição de eficiência na responsabilidade social e ambiental.

lugar incrivel

 

 Outubro/2020

 Julho/2021

Gestão de Segurança

A Segurança do Paciente é prioridade no HMJCF. O  hospital possui equipe multiprofissional que  realiza o mapeamento  de possíveis riscos dos processos  relacionados à assistência do paciente. Medidas de prevenção são tomadas no sentido de promover maior segurança. A implantação de boas práticas de segurança aos pacientes são   baseadas em diretrizes nacionais e internacionais.

Importante

SUA SAÚDE DEPENDE DE UMA BOA COMUNICAÇÃO!

Pergunte, questione, você poderá ajudar nesse processo de segurança.

Você faz mais perguntas quando compra um eletrodoméstico, um carro ou quando vai ao restaurante que durante sua consulta médica ou sua internação ou de seu familiar.

Você pode melhorar a qualidade e a eficácia de seu tratamento, fazendo perguntas simples a seu médico ou aos profissionais de saúde.

1. Você pode explicar melhor meu diagnóstico? 2. Existem alternativas a este tratamento? 3. Quais exames tenho de fazer? 4. Como se escreve o nome deste medicamento? 5. Este medicamento tem efeitos colaterais? 6. Este medicamento vai interagir com os medicamentos que eu já estou tomando? 7. Tenho de alterar a minha dieta alimentar, para que estes medicamentos façam melhor efeito? 8. Este tratamento interfere em minhas atividades do dia a dia? 9. Posso esperar para decidir se inicio este tratamento? 10. Quais são as possíveis complicações?